quinta-feira, 27 de junho de 2013

ATIVIDADES: MATEMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS

 - Gráficos e Tabelas–2º e 3º Anos

     Esta atividade com tabelas e gráficos foi realizada na escola em que trabalho (como pedagoga), pela professora de uma turma de 3º Ano.
Exemplo de gráfico – colunas ou barras

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A professora Jussara do 3º Ano “D” para trabalhar com gráficos  motivou a turma com uma provocação sobre as cores secundárias: três alunas estavam com agasalhos nas cores: rosa, lilás e roxo. Colocando as três alunas na frente abriu uma discussão com a turma sobre o nome das cores. Houve muito debate e polêmica sobre qual seria o roxo, o lilás e o rosa. Usando como referência a cor mais comum da rosa que tem o próprio nome cor de rosa, foi definido qual o agasalho da cor rosa.

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Em seguida ficou estabelecido que o roxo era a cor mais escura e a tonalidade mais clara do roxo é a cor lilás.
     Após toda esta atividade de discriminar as cores secundárias, a professora fez uma enquete sobre a cor preferida de cada aluno. Antes que os alunos respondessem despertou o senso crítico sobre o mito de que toda cor rosa era a cor das meninas e a cor azul, dos meninos, começando pela sua própria preferência pelo azul.
   Em seguida a participação de cada um apontando a cor preferida e dizendo  o porquê da preferência, a professora construiu  o  gráfico e pediu que os alunos interpretassem:

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Em seguida fizeram juntos, a legenda e passaram para o caderno.

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Construíram um texto coletivamente sobre a atividade desenvolvida e terminaram a atividade respondendo no caderno de matemática, as perguntas abaixo (trabalhando o raciocínio lógico):
  1. Qual a cor preferida da turma?
  2. Qual a cor que teve menos pontos?
  3. Quantos pontos a cor campeã teve mais que a última colocada?
  4. Quantos pontos tem juntos: a primeira, segunda e terceira cor  colocadas?
  5. Quantos alunos participaram desta pesquisa?
      Esta atividade em que a professora trabalhou o gráfico de colunas ou barras, em outro momento foi trabalhado o gráfico de setor, levando os alunos a ampliar suas descobertas dos diversos gêneros textuais:

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Matemática – 2º e 3º Anos – Gráficos e Tabelas (conceitos, objetivos e tipos de gráficos e outras sugestões de atividades ).

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